TREINO COGNITIVO
O QUE É A INTELIGÊNCIA?
Apesar das definições não serem consensuais, podemos considerar que a inteligência é o conjunto de instrumentos cognitivos que usamos para resolver problemas.
Quando um indivíduo está perante um problema do dia-a-dia, da escola ou outro qualquer, faz uso de determinadas aptidões de input para recolher informação, de seguida outras funções para elaborar e organizar a informação e ainda de outras para expor a informação (output).
Deste modo, dificuldades na manipulação de algumas destas funções cognitivas, em algumas destas etapas, levam a que o problema seja resolvido de forma desadaptada.
Quando, no dia-a-dia, dizemos que alguém é inteligente estamos a dizer que as funções cognitivas requisitadas para resolver esse problema estão otimizadas.
É possível identificar a que nível se encontram as várias funções cognitivas e de seguida expor o indivíduo a tarefas que lhe permitem desenvolver essas funções cognitivas.
Para quem?
O treino cognitivo está indicado para indivíduos com perturbações do desenvolvimento, cujo desenvolvimento cognitivo se encontra comprometido.
Sugere-se também a todos aqueles que queiram otimizar o seu perfil de desenvolvimento cognitivo, no sentido de melhor se adaptarem às exigências da aprendizagem escolar. O treino cognitivo permite otimizar e desenvolver as funções intelectuais de recolha, elaboração e exposição da informação.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação inicia-se com uma entrevista de recolha de informação acerca do historial nos vários níveis do desenvolvimento. De seguida são realizadas três a quatro consultas onde, através de diversas atividades, faz-se a observação estruturada, conduzida pelos objetivos a alcançar.
Nesta fase o objetivo principal é proceder a uma avaliação cognitiva através de um conjunto de estratégias, que tentam identificar o perfil psico-educacional, permitindo traçar um mapa de aptidões distribuídas por áreas fortes, fracas e necessidades.
Esta avaliação permite conhecer melhor o indivíduo, fazendo uma caracterização do seu desenvolvimento e permite também conhecer o seu potencial de aprendizagem.
Ainda durante este processo de avaliação, o professor titular ou o diretor de turma são contactados pelo técnico da Kinesio Kids com o objetivo de recolher informação acerca do contexto escolar.
A última etapa desta avaliação prende-se com a entrega de um relatório aos pais acompanhado de uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas traçadas numa proposta de intervenção.
INTERVENÇÃO:
A intervenção dependerá do perfil encontrado durante o processo de avaliação e adaptar-se-á às necessidades do individuo, podendo passar por uma reeducação ou treino de aptidões, pelo treino cognitivo, por programas comportamentais ou pela aplicação de estratégias específicas no âmbito da consulta.
A metodologia desta intervenção deverá ser alargada aos diferentes contextos onde a criança se insere, nomeadamente em casa e na escola.
Ao longo do processo de intervenção, são realizadas frequentes reavaliações, no sentido de se avaliarem os efeitos da intervenção nas funções cognitivas trabalhadas e ainda para se definirem novos objetivos.
As sessões têm duração de 50 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada criança.
Treino Cognitivo em Grupo
Os técnicos da Kids4you estão habilitados a realizar treino cognitivo em grupo. Isto acontece geralmente em escolas, centros de estudo e outras instituições.
As sessões têm uma intensidade semanal ou bissemanal e centram-se na otimização de determinadas funções cognitivas.
Onde?
As sessões de intervenção psicopedagógica decorrem nas instalações da Clinic4you ou poderão ocorrer em regime de domicílios, em casa ou na escola, desde que o programa terapêutico seja possível de aplicar nesses contextos.