O Método Therasuit é um programa intensivo de fisioterapia que traz excelentes resultados para crianças que o utilizam por todo o mundo. O programa usa ferramentas como o TheraSuit e a Unidade Universal de Exercícios (gaiola) e, com um ritmo estimulante e intensivo, é ideal para aqueles que desejam atingir as metas funcionais a curto prazo, em comparação com a terapia tradicional.
Para quem?
Adultos e Crianças (com mais de 2 anos e meio) e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, traumatismos crânio-encefálicos, pós AVC, traumatismos raquimedular, autismo, ataxia, atetose, hipotonia e outras disfunções neurológicas. Ajuda ainda os pacientes que sofrem de problemas de integração sensório-motora.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação consiste numa avaliação física específica e minuciosa de forma a identificar as características (défices e capacidades) da criança. Após esta avaliação, é delineado um plano de tratamento exclusivo tendo em conta suas necessidades, forças e fraquezas.
INTERVENÇÃO E OBJECTIVOS DO MÉTODO:
O treino do paciente é sempre individual e é realizado por uma fisioterapeuta experiente e certificado para o uso desta técnica. É composto de 5 sessões por semana, com duração de 3 horas, durante 4 semanas e tem como elemento chave do método, a aplicação correta das ferramentas de fortalecimento muscular, com foco nos pontos fortes, nas fraquezas e nas necessidades individuais de cada paciente.
O TheraSuit utiliza diversas ferramentas e exercícios. Uma dessas ferramentas é “ Universal Exercise Unit”. Aqui o trabalho é dividido em dois sistemas : “Pulley” e “Spider” Tendo sempre em conta as características de cada criança, nas sessões de tratamento é realizada uma preparação inicial (Massagem/Mobilização), é trabalhada a amplitude de movimento e realizado um fortalecimento dos grupos musculares essenciais para movimento. É estimulado o controlo corporal, coordenação, equilíbrio e promovida a aquisição de habilidades funcionais.
Outra ferramenta utilizada durante as sessões, é a ortótese dinâmica propriocetiva constituída por touca, colete, calção, joalheiras, cotoveleiras e borrachas. Este fato ajuda na correção postural dinâmica, permite uma ativação externa dos músculos para a estabilização, melhora o equilíbrio e coordenação, melhora a consciência corporal e espacial, entre outros benefícios.
– Melhorar a independência nas atividades da vida diária
– Melhorar a postura corporal
– Melhorar as habilidades motoras
– Melhorar o equilíbrio e a coordenação
Onde?
As sessões de intervenção,  decorrem nas instalações da Clinic4you.