A Psicomotricidade é uma área científica que estuda o psiquismo e a motricidade num todo global e individual. A terapia psicomotora envolve mediação corporal, expressiva e lúdica, que pretende harmonizar e maximizar o potencial motor, cognitivo e afetivo-relacional, isto é, o desenvolvimento global da personalidade.
Não visa desenvolver diretamente a eficiência motora ou aprendizagens precisas, mas tenta uma ação global utilizando todas as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação. A motricidade influi de forma notável no psiquismo do indivíduo, ao ponto do processo intelectual depender da maturidade do sistema nervoso.
Para quem?
A psicomotricidade destina-se a crianças com dificuldades de aprendizagem, pessoas com dificuldade a nível psicomotor, pessoas em situação de reabilitação, com pouca habilidade ao nível da coordenação, orientação, equilíbrio, controlo motor fino, lateralidade, entre outros.
Neste sentido, uma abordagem através da psicomotricidade permitirá uma reeducação de estruturas fundamentais que funcionam como pré-aptidões para que o individuo se possa envolver em novas aquisições e aprendizagens. Pode, assim, ter uma incidência corporal, relacional ou mesmo cognitiva.
AVALIAÇÃO:
Numa primeira consulta, e no caso da intervenção ser com a criança, o terapeuta recolhe junto dos pais o historial e outras informações sobre a criança, que lhe permitirão completar o que será analisado em sessões de avaliação posteriores com a criança (o número de sessões de avaliação depende de cada caso). Será então feito um diagnóstico do perfil e desenvolvimento psicomotor da criança.
No caso de jovens, adultos ou seniores, a avaliação tem inicio logo na primeira consulta e o número de sessões de avaliação dependerá, também aqui, de cada caso.
INTERVENÇÃO:
Através de técnicas de consciencialização do esquema/imagem corporal, da consciencialização tónico-emocional, do relaxamento, da reeducação gnóso-práxica, da organização planificada da ação, da educação comportamental e de atividades expressivas. Nas sessões de psicomotricidade o terapeuta proporciona à criança, jovem, adulto, ou sénior, experiências corporais que lhe permitem desenvolver capacidades de desempenho motor e psicológico.
Centra-se na identificação de capacidades individuais para a promoção de competências académicas, sociais, cognitivas, psico-emocionais e comportamentais.
Ao longo do processo de intervenção, são realizadas reavaliações no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, acerca das áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção ou acerca da necessidade de continuar com a intervenção.
As sessões têm duração de 50 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada individuo.
Onde?
As sessões de intervenção em Psicomotricidade decorrem nas instalações da Clinic4you ou poderão ocorrer em regime de domicílios, em casa ou na escola, desde que o programa terapêutico seja possível de aplicar nesses contextos.