A Terapia familiar sistémica é um tipo de psicoterapia que trabalha com casais ou famílias que se debatem com conflitos de natureza diversa (relacionais, geracionais, entre outros) e que sentem dificuldades em ultrapassá-los.
É uma psicoterapia que pode envolver toda a família, ou ser realizada só com um dos elementos familiares. Neste tipo de terapia, a família é entendida nas suas diferentes configurações: casais sem filhos, casais com filhos biológicos ou adotados, famílias monoparentais, famílias reconstituídas, famílias homossexuais, entre outras.
Para quem?
Todas as famílias passam por momentos de crise no seu desenvolvimento, em que é necessário reorganizar as relações familiares e ultrapassar dificuldades. Como tal, a Terapia familiar sistémica pode ser útil nas seguintes situações: formação do casal e início da vida a dois, nascimento/adoção dos filhos, educação e crescimento dos filhos (da infância até à vida adulta), casais/pais que se sentem sós pela saída dos filhos de casa, casais/pais na terceira idade, entre outras.
Por outro lado, pode surgir outro tipo de crises a que a família tem de fazer face, como processos de luto, processos de doença, conflitos familiares, entre outros.
A Terapia familiar sistémica é ainda útil na mediação em casos de separação/ divórcio.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
O processo terapêutico depende do tipo de problema e do nível de envolvimento da família no mesmo. Assim, inicia-se com 3 sessões de avaliação, nas quais é feito um diagnóstico da situação.
INTERVENÇÃO:
Após ter sido feita uma avaliação da situação, de acordo com as necessidades percebidas, são marcadas sessões, semanais, quinzenais ou mensais por um período de tempo a definir com a família.
Ao longo do processo de intervenção são realizadas reavaliações no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, acerca das áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção, ou acerca da necessidade de continuar com a intervenção.
As sessões têm duração de 50 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada individuo.
Onde?
As sessões de intervenção de Terapia Familiar decorrem nas instalações do Clinic4you ou poderão ocorrer em regime de domicílios, desde que o programa terapêutico seja possível de aplicar nesses contextos.