A comunicação humana envolve todos os processos associados à compreensão e produção de linguagem oral e escrita, bem como às formas adequadas de comunicação não verbal. As perturbações reportam-se à fala e à linguagem, ao funcionamento auditivo, visual, cognitivo, muscular oral, respiratório, vocal e da deglutição.
A Terapia da Fala desenvolve um conjunto de actividades e procedimentos terapêuticos no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.
O Terapeuta da Fala é o responsável pela intervenção nas seguintes áreas da comunicação: Linguagem, Fala, Articulação, Voz e Deglutição.
Na Clinic4you encontra as seguintes áreas de intervenção nos seguintes casos:
Perturbações da articulação (dificuldades em pronunciar sons de palavras, troca ou omissão de sons, entre outros);
Perturbações de fluência (gaguez);
Perturbações da interacção e comunicação (autismo);
Perturbações da linguagem escrita (dislexia, disgrafia, disortografia, entre
outros);
Intervenção precoce em crianças com incapacidades (Síndrome de Down,
paralisia cerebral, surdez, entre outros);
Dificuldades de alimentação (no que diz respeito à mastigação, ao engolir, a reter saliva; bebés com dificuldades de sucção; entre outros);
Perturbação da linguagem e/ou fala originados em lesão cerebral (Acidente
Vascular Cerebral, Traumatismo Cranio-Encefálico);
Desenvolvimento e manutenção de estratégias de comunicação em pacientes com alterações de linguagem (Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia Cerebral);
Alterações da motricidade e/ou da sensibilidade oro-facial (Paralisia facial, doenças degenerativas, entre outros);
Alterações de voz (rouquidão frequente, esforço ao falar, entre outros sintomas – nódulos nas pregas vocais, pólipos, entre outras patologias).