A sedação consciente é uma técnica já consagrada nos EUA e Europa há 160 anos. É uma alternativa à anestesia geral e à pré-medicação neuro-sedativa. Uma terapia analgésica, que se administra com um sistema combinado de válvula e fluxo contínuo, permitindo regular a necessidade em auto-administração, sempre sob vigilância.
PERFIL DE SEGURANÇA
Os efeitos secundários associados ao uso de Protóxido de Azoto são ligeiros e desaparecem rapidamente. Num estudo prospectivo levado a cabo em França, onde foi avaliada a segurança da mistura 50/50 em 35828 procedimentos, concluiu-se que em 99,92% dos casos não existiram eventos adversos graves.
Os doentes que recebem LIVOPAN® não necessitam frequentemente de medicação adicional e têm uma recuperação mais rápida dos efeitos sedativos.
Pode administrar-se o LIVOPAN® de forma isolada ou em combinação com outros agentes analgésicos que actuam no sistema nervoso central, como os opióides ou as benzodiazepinas. Neste caso pode existir um efeito aditivo.
Durante a administração de LIVOPAN®, os reflexos laríngeos e o estado de consciência são preservados.
O jejum não é necessário.
TOLERABILIDADE
O LIVOPAN® está indicado para todos os tipos de pacientes*, entre os quais idosos, insuficientes renais, hepáticos, uma vez que:
Há ausência de metabolização renal ou hepática.
Não há necessidade de ajustamento de posologia.
Há poucas interacções medicamentosas.
Tem um tempo de acção e de eliminação curto (cerca de 3 minutos).
Tem uma semi-vida breve.
Não tem acumulação tissular.
O tempo de administração da terapia pode ir de 5-6 min até 60 min, não sendo aconselhável tratamentos prolongados por mais de 6 horas.