O Reiki é uma técnica curativa milenar que é aplicada através da imposição das mãos. Significa energia de luz ou energia universal.

Podemos dividir a palavra em Rei e Ki para melhor entendermos o seu conceito:

Rei – Fluxo da energia Ki em todos os seres, fazendo-os retornar aos moldes originais, quando necessário. Todos os seres vivos têm, originalmente, a matriz correcta do fluxo da energia Ki, mas o Universo permite que nos afastemos dessa harmonia, através de bloqueios oriundos de comportamentos, emoções e crenças.

Contudo, o mesmo Universo dá a oportunidade de obter novamente esse equilíbrio que gera felicidade, saúde e prosperidade, por meio da mudança interior. A energia Reiki é uma potente catalisadora nesse processo.

Ki – Os japoneses chamam a esta energia Ki, os chineses Chi, Pitágoras Fogo Central, Hipócrates Fogo Interior, Mesmer Magnetismo, os hindus Prana, Reich Orgônio, na antiga União Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os judeus chamavam-na de Nefesh, os alquimistas de Fluido da Vida e tantas outras definições…

É oriunda do sol, e pode ser captada pela radiação desse astro, por alimentos frescos, pelo ar, e em contacto directo com uma pessoa harmonizada (canalizador).
A saúde plena está ligada à harmonia emocional e ao equilíbrio físico, mental e espiritual. Todas as técnicas são bálsamos e instrumentos que podem ajudar os clientes a sentirem-se melhor e o Reiki estabelece o contacto com a Grande Energia Essencial que existe em cada indivíduo.

Assim, o Reiki, enquanto método holístico, proporciona o equilíbrio das duas energias vitais (a energia vital universal e a energia vital individual), promovendo a estabilidade emocional, melhorando a saúde e o aperfeiçoamento das condições de vida, restaurando a harmonia e a autoconfiança.

A sua aplicação fortalece o sistema imunitário e restaura a saúde física, psíquica e emocional, por isso este método tem uma acepção holística – integra todos os aspectos do Ser. Actua também como preventivo e oferece uma intensa sensação de bem-estar, relaxando e nutrindo de serenidade o organismo.

Desenvolve a sensibilidade e acuidade mental e eleva espiritualmente o nosso Ser.

É uma terapia segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer outro tipo de cuidados ou medicina, e também muito eficaz em cuidados estéticos, conseguindo com que se atinjam melhor e mais facilmente resultados.

Como actua?

O Reiki é aplicado por um/a terapeuta (emissor-canal) que impõe as mãos sobre determinados pontos do corpo (ou na aura), através, ou não, de um toque suave e delicado sobre o corpo da pessoa (receptor). Não se assemelha a uma massagem e a pessoa fica integralmente vestida enquanto recebe o Reiki, podendo estar coberta, ou não, por uma manta/lençol.

Uma vez que uma pessoa seja sintonizada por um mestre de Reiki, fica apta a captar ou a canalizar a Energia Vital para o seu próprio bem ou de outros seres, quer sejam pessoas animais, plantas, etc.

A imposição das mãos

Não há posições exactas na técnica Reiki, porém existem posições predefinidas, próximas aos chakras. Pode-se mudar as mãos para onde a nossa intuição apontar, pois ela é o nosso maior mestre. Existem escolas onde a aplicação se inicia pelos pés, baseado na reflexologia (todos os órgãos se reflectem nos pés), mas as orelhas também apresentam esta relação de interdependência reflexa, por isso poderá escolher iniciar uma sessão de Reiki tanto por um sítio como por outro.

Alguns benefícios do Reiki

  • Aumento da frequência vibratória
  • Complemento de cuidados médicos
  • Desintoxicação
  • Diminuição de depressões e angústias
  • Diminuição do stress
  • Eliminação de bloqueios
  • Equilíbrio energético
    • Maior clareza mental
  • Relaxamento profundo

O reiki funciona quando existe uma intenção verdadeiramente pura da parte do terapeuta (canal), que só irá actuar se houver abertura da parte do cliente (receptor). A energia canalizada vai promover assim o processo de autocura existente em cada um de nós.