A Psicologia do Desporto e da Performance atua, quer em contexto desportivo (por exemplo junto de atletas, treinadores e organizações desportivas), quer em contexto profissional, particularmente, onde há uma grande exigência psicomotora ou, onde o trabalho de equipa é fundamental (por exemplo músicos, dançarinos, atores, equipas de trabalho).
O objetivo é munir o indivíduo ou a equipa de estratégias e competências, que lhe permitam treinar da forma mais eficiente e desempenhar as suas funções ao seu mais alto nível.
Os temas de enfoque mais frequentes são a motivação, a regulação da ativação, o stress e ansiedade, dinâmicas e coesão de grupo, liderança, comunicação, auto-confiança, concentração e atenção e a formulação de objetivos.
Para quem?
A Psicologia do Desporto e da Performance pode ser a componente chave de sucesso para estudantes, atletas, treinadores e equipas (quer em contexto desportivo, quer em contexto organizacional).
Como decorre?
Nas primeiras sessões é co-construída uma agenda comum, relativamente a temas/problemas, objetivos e modo de trabalho. São antecipados momentos de avaliação consoante o contexto.
As sessões subsequentes focar-se-ão na concretização dos objetivos estabelecidos.
As sessões têm a duração de 50 min e a sua periodicidade dependerá da necessidade de cada pessoa.
Onde?
As consultas de Psicologia da Performance decorrem nas instalações da Clinic4you.