A Podologia é a área das ciências da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.
É também da competência da Podologia estudar e corrigir as alterações estáticas e dinâmicas que causam desequilíbrios de origem físico-mecânicas e que comprometem a sincronia e a relações entre os ossos do pé.
A importância desta área da saúde assenta no facto de o pé ser o suporte do corpo, sendo que pequenas alterações nos pés podem acarretar graves repercussões no organismo.
Mais importante que tratar, é a prevenção de doenças, devendo ter especial atenção a este facto os grupos de risco (diabéticos, insuficientes metabólicos e venosos, entre outros), e não se deve deixar evoluir pequenas lesões, dirigindo-se rapidamente a profissionais de saúde especializados, os podologistas.
A Clinic4you proporciona-lhe as seguintes áreas de intervenção:
Dermatologia – Tratamento de unhas ou pele;
Ortopodologia – Correcção e/ou posicionamento do pé no seu devido apoio;
Biomecânica – Problemas funcionais do apoio do pé e no ciclo da marcha;
Podogeriatria – visa tratar agressões não corrigidas obtidas com o passar dos anos, de modo a manter a mobilidade do idoso e evitar a dor;
Podologia desportiva – o pé do desportista está sujeito a inúmeras agressões. O tratamento visa melhorar a performance desportiva e prevenir lesões incapacitantes;
Podopediatria – Sendo que a prevenção é o melhor tratamento, esta área assegura um correcto crescimento e evita problemas posteriores. Trata de problemas congénitos (manifestados ao nascer) e problemas inerentes aos hábitos de marcha e posicionais do pé
Podologia Laboral – O dia-a-dia obriga-nos por vezes a longas horas de bipedismo, o que se reflecte em longas horas de agressões e sofrimento para os pés. Para minimizar estes problemas, deveremos estudar soluções adaptadas a cada situação profissional e a cada pé especificamente;
Podologia Preventiva – Nos dias de hoje, a prevenção é o melhor meio para colmatar possíveis patologias que possam surgir, assim sendo, esta área tem uma importância relevante na realização de rastreios em populações alvo.
Pé de risco – Várias doenças (neurológicas, insuficiências vasculares e metabólicas, diabetes, entre outras), acarretam um risco elevado de sofrer de patologias no pé. É fundamental prevenir e tratar patologias do pé neste grupo.
Deve consultar um podologista sempre que apresente:
Dores nos pés, Úlceras / feridas, Pé cavo ou plano (pé chato), Dermatomicose (pé de atleta), Dedos em garra, Esporão do calcâneo, Verrugas, Unhas encravadas, Unhas micóticas, Queratopatias (calosidades), HAV (joanetes), Alterações da marcha, Hiperidrose (transpiração em excesso), Assimetrias / dismetrias (pernas de tamanho diferente),…