A orientação vocacional e profissional é uma especialidade que pretende dar resposta às indecisões que surgem em jovens ou adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e/ou profissional.
Esta área tenta dar uma resposta às necessidades identificadas pelo individuo, fazendo uma avaliação que permita analisar por um lado o que o motiva, isto é, os seus interesses e, por outro, aquilo para que tem mais facilidade em aprender, ou seja, as suas aptidões.
Para quem?
Jovens ou adultos que, em determinada fase do seu percurso escolar e/ou profissional, se deparam com situações de indecisão quanto ao percurso a seguir.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação de Orientação Vocacional inicia-se com uma entrevista cujo objetivo é recolher informação sobre o historial do individuo e, nomeadamente, sobre o seu percurso escolar e/ou profissional até à data.
O restante processo de avaliação é normalmente realizado em três ou quatro sessões (em alguns casos poderão ser necessárias mais sessões) onde, através da aplicação de diferentes provas estruturadas, se traça o perfil vocacional do individuo.
As provas têm por objetivo avaliar os interesses do jovem ou adulto, o que nos indica as áreas que serão mais motivantes para si, as suas aptidões, ou seja, quais as funções de aprendizagem ou capacidades para desempenhar determinado tipo de tarefas que ele tem mais desenvolvidas. É ainda avaliado o seu perfil cognitivo, que nos indica qual o seu estilo cognitivo preferencial.
No final do processo de avaliação é entregue um relatório que contém a construção gráfica do perfil do indivíduo, assim como a delineação de um projeto académico e/ou profissional, onde se sugerem cursos, formações e/ou áreas de estudo ou profissionais.
As sessões têm duração de 50 minutos.
Onde?
As sessões de Orientação Vocacional decorrem nas instalações da Clinic4you.
As sessões poderão também realizar-se em escolas, para pequenos grupos de alunos.