A Neurologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do Sistema Nervoso central, periférico e autónomo. A maioria das doenças neurológicas é muito comum, mas existem também situações raras, de diagnóstico nem sempre fácil e que exigem dedicação médica específica.
As principais doenças que trata são as seguintes:
Perda de memória: este sintoma pode ser o início duma demência (p.ex. D. de Alzheimer) mas muitas vezes a causa é benigna. Fazer esta distinção é de extrema importância.
Cefaleia (dor de cabeça): sendo as mais frequentes a cefaleia tensional e a enxaqueca as quais dispõem actualmente de tratamentos eficazes para o seu alívio.
Tremor: as causas mais frequentes deste sintoma são a Doença de Parkinson e o tremor essencial, tendo cada uma delas um tratamento específico pelo que um diagnóstico correcto é fundamental.
Epilepsia: as crises de epilepsia manifestam-se com sintomas sensoriais ou motores transitórios com ou sem alteração da consciência. È muito importante estabelecer a sua causa e tratar com o medicamento anti-epileptico mais apropriado.
AVC: A aterosclerose e as doenças cardíacas são as causas mais frequentes do AVC. A prevenção delas diminui o risco de ter um enfarte ou hemorragia cerebral.
Perturbações do sono: A excessiva sonolência e a insónia podem ter diferentes causas que é preciso investigar.
O sonambulismo, os terrores nocturnos, pesadelos recorrentes e a perturbação da conduta durante o sono são doenças que interferem o sono nocturno.
Dor em extremidades: As causas neurológicas mais frequentes de dor no membro superior são as lesões das raízes nervosas cervicais e a síndrome do túnel cárpico. Na extremidade inferior é a ciática. As mialgias podem ser devidas a doenças do músculo (miopatías).
Outras entidades que abarca a Neurologia são a esclerose múltipla, alterações do equilíbrio e da marcha, polineuropatias …
Fale com o nosso neurologista.

Tem alguma dúvida?

Envie-nos as suas questões, nós esclarecemos.