As Técnicas e os Métodos de Estudo podem ser definidas como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, a compreensão e a exposição da informação, privilegiando as estratégias educacionais mais adequadas para cada fase de aprendizagem.
A necessidade de otimização no âmbito das Técnicas e dos Métodos de Estudo está, frequentemente presente no perfil das crianças que apresentam um quadro de dificuldades de aprendizagem especificas.
No entanto, tendo em conta as exigências da nossa Escola atual, é cada vez mais importante a implimentação de estratégias dirigidas para as diferentes tarefas escolares da criança, realizadas em casa. Estas estratégias poderão ser aplicadas a qualquer criança e deverão ser implementadas ao nível da organização, planificação, aquisição e exposição das matérias, criando hábitos de estudo diários. Pensamos que, em termos gerais, estas medidas são fundamentais para o sucesso escolar, mas também para o desenvolvimento de outras competências como a autonomia, auto-estima e responsabilidade.
Para quem?
Para todos os alunos que se encontram num nível escolar a partir do segundo ciclo (5º e 6º ano) e que apresentem de forma frequente dificuldades na assimilação dos conteúdos escolares, dificuldades na exposição da informação ou insucesso escolar.
É um programa dirigido para crianças, adolescentes e jovens que apresentam necessidades ao nível da promoção das competências de estudo e que não estão a conseguir atingir resultados académicos satisfatórios.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
Numa avaliação psicopedagógica do perfil de desenvolvimento e aprendizagem, as competências relacionadas com os hábitos e métodos de estudo devem ser alvo de uma rigorosa avaliação por parte do técnico.
A partir do 2º Ciclo, as técnicas e os métodos de estudo tornam-se fundamentais para qualquer aluno e em particular para crianças que apresentem necessidades educativas especiais.
Assim, cabe ao técnico responsável pela avaliação, observar e compreender se a criança ou adolescente apresenta, no seu dia-a-dia, um comportamento de estudo adequado às suas necessidades e adaptado ao ano escolar em que se encontra.
INTERVENÇÃO:
Nestas sessões são trabalhadas as diversas áreas que envolvem a tarefa de estudo, isto é, a aquisição (input) de matéria, a elaboração (processamento) da matéria e por fim a exposição (output) da matéria com estudo.
O técnico atua, assim, nessas três fases desenvolvendo técnicas e métodos para a criança assimilar, compreender e expôr a informação.
As estratégias adaptadas às características de cada aluno, são fundamentais para o sucesso escolar.
São desenvolvidas técnicas de:
Planificação: planificar o estudo por vários dias, escolhendo as tarefas para cada dia, consoante um plano previamente elaborado;
Organização do horário e do espaço: optimização dos horários e das actividades extracurriculares, do horário dedicado ao estudo e do espaço físico;
Instrumentos de recolha de informação: estratégias de recolha de informação de um texto, das aulas ou de uma exposição audio-visual;
Técnicas de memorização de informação: estratégias e técnicas que otimizam as aptidões mnésicas;
Instrumentos de exposição de informação: estratégias de elaboração de respostas e de textos;
Adaptação das estratégias a cada disciplina/tarefa escolar: uso de estratégias de estudo diferenciadas para cada disciplina e tarefas;
Adaptação das estratégias ao perfil cognitivo: uso de estratégias de estudo, adaptadas às áreas fortes e às áreas fracas do perfil cognitivo;
Técnicas comportamentais de persistência e de resistência à frustração: técnicas que permitem manter a atenção e dar a continuidade necessária a uma planificação de estudo longa;
Por fim, é ainda de salientar que neste tipo de programas de otimização, a articulação entre o técnico e os pais é fundamental para o sucesso da intervenção.
Onde?
As sessões de intervenção decorrem nas instalações da Clinic4you ou poderão ocorrer em regime de domicílios, em casa ou na escola, desde que o programa terapêutico seja possível de aplicar nesses contextos.