Apareceu na década de 1970, na Ásia, especialmente na Coreia e no Japão e hoje em dia a sua utilização estendeu-se em toda a Europa e América.
A Banda neuromuscular, ou simplesmente “BN”, tornou-se uma necessidade para todos os atletas de elite de disciplinas que utilizam essa nova forma de terapia com grande aceitação e resultados incríveis.
Esta técnica é aplicável a todos os tipos de pacientes e atletas, já não só para lesões no desporto, mas para o dia-a-dia em casos de cefaleias, tendinites, luxações, entorses, articulações dolorosas, edema, tratamento de cicatrizes, etc.
Também pode ser aplicada em crianças, mulheres grávidas e idosos. É um material hipoalergênico, a suavidade da malha e sua durabilidade e resistência à água (dura 3-5 dias sem tirá-lo) e é adequado para todos os tipos de peles e aplicações.
As ligaduras neuromusculares ou Bandas Kinesitaping, emergiram como um método inovador e eficaz sendo aplicadas com êxito e amplamente aceitas por todas as comunidades médicas internacionais.
Num tempo relativamente curto a técnica de aplicação da ligadura neuromuscular, também chamada de “Kinesiotaping” ou “Medical Taping”, conquistou a prática diária de muitos médicos e terapeutas o seu lugar. A forma como este método simplifica o processo de recuperação do próprio organismo torna-o muito popular entre os pacientes e profissionais.
Quais os efeitos fisiológicos?
Permite reduzir substancialmente os períodos de recuperação e melhorar osníveis de aptidão através de:
Alívio da dor;
Apoio ao movimento;
Remoção de fluidos linfáticos nefastos;
Ajuda no posicionamento correcto de um músculo ou articulação;
Melhoria da consciência cinestésica da postura e do alinhamento
Ajuda o músculo fragilizado a assumir a sua posição normal
Aplicações Terapêuticas:
PESCOÇO
Cervicalgia
Cefaleias tensionais
OMBRO
Bíceps braquiais
Tendinites do manguito dos rotadores
Instabilidade de ombro
COSTAS
Lombalgia por sobrecarga
Ciática
Quadrado lombar
COTOVELO
Epicondilites
Túnel Cárpico
JOELHO
Tendinites rotuliana
Desalinhamento da rótula
PÉ e TORNOZELO
Fascites plantar
Tendinites de Aquiles