A Imunoalergologia é a especialidade médica que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico. Os portadores de alergias são chamados de “atópicos” ou mais popularmente de “alérgicos”.
Atenta às necessidades dos utentes e ciente das doenças que mais afectam os dias de hoje, como é o caso das alergias, a Clinic4you põe ao seu dispor, entre muitas outras, a especialidade de Imunoalergologia.
À consulta de Imunoalergologia podem recorrer os utentes pertencentes a todos os grupos etários desde a criança ao adulto, que apresentem queixas de:
Asma (tosse, pieira, “chiadeira”, “falta de ar”)
Rinite (comichão no nariz, espirros, corrimento nasal, nariz entupido)
Conjuntivite (comichão nos olhos, lacrimejo e olhos vermelhos)
Eczema e urticária
Alergia a alimentos (por ex. leite, frutos secos, marisco, etc)
Alergia a medicamentos
Alergia Ocupacional (nomeadamente alergia ao látex)
Sinusite
Na consulta para esclarecimento e identificação da sensibilidade, além de uma colheita cuidadosa, anamnese do doente, realizam-se os testes cutâneos com os alergenos suspeitos, sendo a leitura quase imediata ao fim de 15-20 minutos, podendo ser efectuados em qualquer grupo etário. As análises de sangue também permitem detectar a alergia quando não é possível realizar os testes cutâneos ou o seu resultado é duvidoso.

Tem alguma dúvida?

Envie-nos as suas questões, nós esclarecemos.