O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma abordagem psicoterapêutica integrativa.
Ela integra elementos de diversas psicoterapias efetivas, tais como a psicodinâmica, cognitivo-comportamental, interpessoal, experiencial e as psicoterapias centradas no corpo.
Adicionalmente, o EMDR usa a estimulação bilateral (estimulação do movimento ocular, tátil ou auditiva –direita/esquerda) que tem sido demonstrada como um fator decisivo no processo psicoterapêutico.
O EMDR assume que todos os seres humanos nascem com um sistema de processamento de informação adaptativo. Se o sistema é bloqueado, por um evento perturbador ou traumático, pode surgir disfuncionalidade e sofrimento.
O EMDR, utilizando os seus protocolos e procedimentos, procura remover esses bloqueios ou pôr o sistema em movimento, para dar continuidade ao processo natural de cura.
Para quem?
O EMDR é largamente considerado o método mais rápido e efetivo para o tratamento da Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD).
Tem sido crescentemente utilizado para promover alívio e mudança duradoura para a maioria das perturbações ou problemas emocionais, por exemplo, luto, fobias, perturbações de ansiedade e pânico, depressão, dor crónica, entre outros.
Esta abordagem é indicada para crianças, adolescentes e adultos.
Como decorre?
No EMDR são utilizados protocolos para maximizar os efeitos terapêuticos. São analisadas e trabalhadas experiências passadas criticas, situações correntes que atuam como desencadeadores e cenários futuros para alcançar mudanças efetivas.
Nas primeiras sessões são identificados episódios que tenham despoletado a perturbação ou o problema, sendo seguidamente organizados num plano de intervenção.
Na etapa seguinte são aplicados os respetivos protocolos para os alvos identificados.
As sessões têm a duração de 50 min e a sua periodicidade dependerá da necessidade de cada pessoa.
Onde?
As consultas de EMDR decorrem nas instalações da Clinic4you.