COMO APRENDER é um apoio escolar especial, para crianças com dificuldades de aprendizagem e com necessidades educativas especiais.
O apoio escolar é realizado por professores e técnicos qualificados, que trabalham em colaboração com os terapeutas da Kids4you.
O objetivo é oferecer às crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem um apoio escolar adaptado ao seu perfil cognitivo.
O que distingue o apoio escolar especial das explicações usuais é que estas centram o seu apoio no conteúdo escolar, enquanto na Kids4you faz uma ponte entre o trabalho psicopedagógico e as exigências escolares, promovendo ainda a relação Família – Intervenção Educativa – Escola.
O nosso apoio escolar está pensado como um trabalho de equipa, que usa instrumentos de estimulação cognitiva, aplicados pelo Psicopedagogo/Psicólogo educacional, e a experiência dos professores, beneficiando das vantagens de ambos os técnicos.
Neste sentido, sempre que for possível, serão utilizados os TPC como base de trabalho, para ir ao encontro das necessidades educativas da criança ou do jovem. No entanto, se, temporariamente, for vantajoso para a criança trabalhar conteúdos diferentes daqueles que são solicitados nos TPC, poderão ser realizadas outras tarefas.
Para quem?
Crianças ou adolescentes com necessidades educativas a quem tenham sido confirmadas dificuldades de aprendizagem específicas (Dislexia, Disortografia, Discalculia e Disgrafia) ou dificuldades ao nível da leitura, escrita, expressão escrita, vocabulário, grafismo, expressão verbal, raciocínio lógico-matemático, cálculo ou de atenção/ concentração, entre outras e que, a par da intervenção psicopedagógica, necessitam de um apoio mais escolar.
Como decorre?
AVALIAÇÃO:
Será realizada na especialidade de Psicopedagogia/Psicologia Educacional.
INTERVENÇÃO:
Tendo em conta as necessidades identificadas nas consultas de avaliação é posteriormente traçado um plano com um programa e intensidade adequados às mesmas.
O apoio funciona em blocos de uma hora, sendo que os mesmos podem ser semanais ou de maior intensidade, que podem ir até às seis horas semanais.
Mais uma vez, dependerá das necessidades da criança ou adolescente.
Além disso, tenta-se sempre que as horas de apoio sejam antes ou após a sessão de terapia (desde que seja adequado para as características da criança), facilitando, deste modo, a gestão dos horários à família.
Onde?
As sessões de apoio escolar decorrem nas instalações da Clinic4you ou poderão ocorrer em
regime de domicílios, em casa ou na escola.